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PESQUISA DE SATISFAÇÃO JUNTO AOS ASSOCIADOS RELATÓRIO

 

O presente relatório apresenta os resultados de pesquisa realizada em janeiro/2018, junto aos associados da ACEIS, visando coletar dados e informações sobre a satisfação e atendimento ao consumidor, notadamente nos aspectos relativos da Campanha Cultural “Natal Ilhense 2017”, realizada no mês de dezembro/2017, quando foi implementado a campanha através de cupons raspáveis com premiação instantânea.

Esta pesquisa foi desenvolvida em razão de que as atividades de Comércio & Serviços de Ilha Solteira são plenas de desafios e obstáculos, os quais necessitam de decisões para superá-los. Muitos destes desafios e obstáculos são inerentes ao processo da crise econômica nacional que causam retração na demanda de consumo.

Visando a capacidade de sairmos vitoriosos na causa que abraçamos, a Diretoria da ACEIS desenvolveu a presente pesquisa visando coletar dados e informações para que possamos trazer retorno de nossas iniciativas e ações nas campanhas promocionais, satisfazendo os desejos e anseios da massa consumidora e a plena satisfação dos comerciantes, notadamente aqueles que são nossos associados.

É de se afirmar que Ilha Solteira e toda a região sofre de impacto socioeconômico muito significativo causado pela crise econômica a que foi submetido o país nos últimos anos. Os resultados dessa pesquisa visa permitir a curto e médio prazo uma melhor avaliação do comportamento do empresariado local em relação ao papel de liderança da ACEIS.

Finalizando e valendo-nos desta oportunidade, a Diretoria da ACEIS (gestão 2017/2019) sente imensamente agradecida e parabeniza a todos os associados que colaborarão para a realização dessa pesquisa, ação esta de credibilidade e de incentivo ao sucesso das decisões da Diretoria Colegiada da ACEIS.

PESQUISA E OBJETIVOS

Este trabalho foi desenvolvido através de questionários encaminhados a todos os lojistas que participaram da Campanha Cultural “Natal Ilhense 2017”. Foram distribuídos 80 (oitenta) questionários nas lojas participantes, com as perguntas e formulações necessárias para identificação de causas e/ou problemas que possam auxiliar nas tomadas de decisões da Diretoria da ACEIS.

A retroalimentação da pesquisa foi proporcionada pela devolução livre e espontânea de 24 (vinte e quatro) questionários sem identificação das lojas. Do total distribuído aos lojistas, somente 30% (trinta por cento) se interessaram no preenchimento das questões propostas e a devolução do questionários para a sua tabulação e apontamentos ali identificados. Lamentamos o desinteresse desta pesquisa por parte de 70% (setenta por cento) do universo contemplado e não desenvolvido. Porém, de acordo com as fundamentações teóricas obtidas em livros e edições especializadas em pesquisa científica, o retorno dos questionários em 30% (trinta por cento) está dentro da ótica de observação e acompanhamento dos objetos e ferramentas de pesquisa.

ANÁLISE DOS DADOS E RESULTADOS

Apresentamos os dados e informações coletados na presente pesquisa, sem contudo observar neste trabalho a inserção de reflexões teóricas sobre eles. As generalizações, explicações e respostas serão objeto de discussão em reunião de diretoria da ACEIS.

  1. O que devemos fazer (ACEIS + Associados) nas campanhas para intensificar as vendas?

41,7% não responderam à questão;

16,7% solicitam mais divulgação/propaganda e mais promoções;

12,5% solicitam a continuidade do vale-compras + um brinde de cada loja participante;

4,1% foram dados para premiação por cupom e sorteio/mais adesões de lojistas e melhorar premiação e ofertar cursos de atendimento, que os associados devam participarem das reuniões para definir as campanhas e prêmios, que a ACEIS deve antecipar a divulgação nas promoções, que a ACEIS deve disponibilizar áudio das campanhas aos lojistas e intensificar fiscalização a ambulantes.

Total pesquisado = 100%

  1. Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você participar da Campanha Promocional “Dia das Mães”?

Escala 6 = 8,3% manifestam a probabilidade de participar da Campanha Dia das Mães;

Escala 7 = 12,5% manifestam a probabilidade de participar da Campanha Dia das Mães;

Escala 8 = 12,5% manifestam a probabilidade de participar da Campanha Dia das Mães;

Escala 10 = 66,7% manifestam a probabilidade de participar da Campanha Dia das Mães;

Total pesquisado = 100%

  1. O cronograma e as fases da Campanha Cultural “Natal Ilhense 2017” for bem acompanhadas pelo pessoas da ACEIS?

41,7% apontaram como SATISFATÓRIO o acompanhamento pela ACEIS;

29% apontaram como MUITO BEM o acompanhamento pela ACEIS;

25% apontaram como EXTRAMAMENTE BEM o acompanhamento pela ACEIS;

4,3% não responderam a questão.

Total pesquisado = 100%

  1. De modo geral, como você avalia a qualidade do atendimento a sua empresa realizado pela ACEIS?

87,5% consideraram como MUITO BOM a qualidade de atendimento da ACEIS para a sua empresa;

8,3% consideraram como RAZOÁVEL a qualidade de atendimento da ACEIS para a sua empresa;

4,2% não responderam a questão.

Total pesquisado = 100%

  1. De modo geral, como você avalia a qualidade da Campanha Cultural “Natal Ilhense 2017”?

79,2% consideraram como MUITO BOM a qualidade da Campanha de Natal 2017;

16,7% consideraram como APENAS UM POUCO BOM a qualidade da Campanha de Natal 2017;

4,1% consideraram como MUITO RUIM a qualidade da Campanha de Natal 2017;

Total pesquisado = 100%

  1. Em sua opinião, as campanhas devem ser realizadas através de raspadinhas (premiação instantânea)?

83,3% apontaram como SIM;

12,5% apontaram como NÃO;

4,2 %  não tem ideia de como deve ser realizadas as campanhas promocionais do Comércio.

Total pesquisado = 100%

  1. Qual deve ser o modelo de premiação que você sugere para a próxima campanha?

50% consideram que o modelo de raspadinha (premiação instantânea) é a melhor alternativa;

16,7% optaram em não responder a questão;

12,5% querem a realização de Sorteio Público com premiação em MOTO + ELETRODOMÉSTICOS;

8,3% querem Sorteio Público através de cupons distribuídos nas lojas;

4,2% querem Sorteio Público com premiação de MOTOS + CARRO;

4,2% querem Sorteio Público com premiação através de BRINDES ofertados pelas lojas;

4,1% querem a raspadinha + cupom para quem não foi premiado de forma instantânea.

Total pesquisado = 100%

  1. Em relação à divulgação e publicidade da campanha, apresente sua sugestão de melhoria.

62,5% não responderam a questão pois não tem sugestões;

16,7% responderam que a divulgação deve ser realizada com bastante antecedência;

16,7% responderam que deve-se utilizar mais os meios de comunicação (Redes sociais, rádios, etc);

4,1% solicitam que a ACEIS disponibilize áudio da campanha para os lojistas.

Total pesquisado = 100%

  1. Qual das seguintes palavras você descreve as ações da diretoria atual da ACEIS?

41,7% responderam como CONFIÁVEL;

20,8% responderam como CONFIÁVEL E MUITO ÚTIL;

12,5% responderam como CONFIÁVEL E EXECUTA TRABALHO INTERESSANTE;

8,3% responderam como MUITO ÚTIL;

8,3% responderam como EXECUTA TRABALHO INTERESSANTE E MUITO ÚTIL;

4,2% responderam como CONFIÁVEL, EXECUTA TRABALHO INTERESSANTE E MUITO ÚTIL;

4,2% não responderam a esta questão.

Total pesquisado = 100%

  1. Espaço livre para sugestões e/ou comentários.

As respostas foram diversificadas e seguem as suas descrições:

8,3% relatam que a ACEIS deve continuar da forma como vem atuando;

4,2% solicitam convites para as reuniões da ACEIS;

4,2% solicitam que a ACEIS deve melhorar a divulgação das campanhas.

83,3% dos associados não apresentaram nenhum tipo de sugestões e/ou comentários.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Cientificamente está comprovado que raramente chegamos a conclusões muito definitivas, por isso, em muitos casos é melhor chamar essa seção de “considerações finais” e deixar a palavra “conclusão” para os casos em que ela realmente ocorrer. Dadas às particularidades e restrições de cada pesquisa, normalmente, o que temos são indícios, tendências e não conclusões.

No fechamento desta pesquisa, retomamos os objetivos propostos na parte inicial deste trabalho, fazendo um breve resumo do que realizamos e apresentaremos as principais conclusões ou considerações que serão apreciadas pela Diretoria da ACEIS. Conclusões e considerações estas que servirão de ferramentas para o desenvolvimento e aplicação nas campanhas promocionais do Comércio & Serviços de Ilha Solteira.

No primeiro plano, salientamos que o propósito desta pesquisa é a de identificação de causas e/ou problemas que possam auxiliar nas tomadas de decisões da Diretoria da ACEIS. Estamos confiantes que as contribuições e aprendizados adquiridos nesta pesquisa, serão de grande valia para as ações da Diretoria da ACEIS e que sejam muito satisfatórias para o Comércio & Serviços de nossa cidade.

Nota-se uma omissão alta nas respostas quando se questiona o papel dos associados na apresentação de sugestões, comentários e soluções que viabilizem a eficácia na intensificação do volume de vendas do Comércio & Serviços, bem como propostas de significativas melhorias para as campanhas promocionais, porém ressaltamos o valioso papel dos lojistas que efetivamente colaboraram e forneceram instrumentos para as decisões administrativas da Diretoria da ACEIS.

Em relação ao objeto da Campanha Cultural “Natal Ilhense 2017” as respostas contemplaram que a Diretoria da ACEIS acertou na realização da promoção através de cupons raspáveis, possibilitando a premiação instantânea aos consumidores. Ressalta-se que esta decisão eliminou a logística intensa na distribuição de urnas e ao seu efetivo recolhimento, o que é muito necessário para a realização de sorteio público, que por realizações anteriores, é considerado por nós como insatisfatório pela pouca participação nos sorteios públicos, não só dos consumidores como também dos lojistas.

Em relação aos prêmios a serem distribuídos em qualquer promoção, isto é objeto de decisão da Diretoria da ACEIS suportada por pesquisa realizada junto aos nossos associados que visa colher o modelo e as premiações a serem ofertadas ao público consumidor, resguardando-se ao volume de adesões dos lojistas, os quais são peças fundamentais e muito importantes para a realização de qualquer evento promocional. A pouca adesão significa uma quantidade mínima de prêmios.

Quanto ao papel da atual Diretoria da ACEIS (Gestão 2015/2017 e 2017/2019), consideramos pelos resultados obtidos a confiabilidade real ofertada pelos nossos associados pesquisados, o que de certa forma, traz uma força maior de oxigênio para enfrentar os desafios e responsabilidades que temos no mandato ofertado pelo quadro associativo da ACEIS.

A união faz a força, nesse sentido explicitamos a necessidade do fortalecimento do Comércio & Serviços de nossa cidade através da instituição a quem foi atribuída esta missão: A ACEIS. Porém, é muito necessário a consciência dos comerciantes em prestigiar e defender as ações e mecanismos utilizados pela ACEIS na defesa dos interesses da classe empresarial.

É necessário ter-se a consciência que a tecnologia veio para ficar, desenvolvendo-se o marketing digital e o comércio eletrônico em grande escala. Quem não acompanhou e não quer acompanhar, cedo ou tarde vai ficar para trás. As relações entre empresa e cliente mudaram, e nossa sociedade se tornou imediatista. O fato é, a tecnologia veio para ficar. Ela é a queridinha de uns e o terror de outros, mas está aqui, e temos que aprender a lidar com ela da maneira mais conveniente possível. Ela já se tornou parte das nossas vidas, mudou relações no mundo e facilitou muitos processos.

Quanto mais o marketing e o comércio eletrônico crescem ou substituem pontos de interações tradicionais, mais cresce a importância de dominar novos conceitos de oferta de produtos aos consumidores. O papel da ACEIS na conscientização do consumidor local procurando prestigiar o Comércio & Serviços de Ilha Solteira sempre se fez sentir, mas na atual gestão temos procurado a cada vez mais difundir e intensificar peças promocionais e publicitárias para a valorização do comércio de nossa cidade. Mas não basta somente a ACEIS realizar esse processo. É necessário muito mais, e é ai que os lojistas tem e deve ter o papel de instrumentalizar e adequar seu ramo de atividade para fazer frente ao comércio eletrônico e ao marketing digital, que são elementos nocivos para comércio local. Oportunizar novas fronteiras, novos conceitos de atendimento, qualidade, diversidade e preços justos e mais competitivos são os desafios que se requerem para o empresariado.

Finalizando e valendo-nos desta singular oportunidade, reafirmamos nossa disposição em criarmos novos desafios para triplicar o volume de consumo e de vendas em futuras campanhas promocionais alicerçadas por peças publicitárias levadas a efeito pela ACEIS e pela adesão voluntária dos lojistas de Ilha Solteira.

Ilha Solteira, Fevereiro de 2018.

Osmar Martins de Oliveira


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