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30/08/2023

GUIA PARA VENDER MAIS NA SEMANA BRASIL - DE 4 A 10 DE SETEMBRO

...Durante esse período, as lojas associadas devem operar com promoções, descontos e campanhas. O intuito é movimentar o mercadO...

O que é a Semana do Brasil?

Semana do Brasil, também conhecida como Black Friday Verde e Amarela ou Black Friday Brasileira, é uma data criada pelo Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV) em parceria com o Governo Federal. Essa é uma iniciativa que visa a aquecer as atividades comerciais do varejo no país. Portanto, essa é uma grande oportunidade para aumentar o seu faturamento.

A edição do evento ocorre em setembro, normalmente entre a primeira e a segunda semana do mês, e dura até dez dias. Durante esse período, as lojas associadas devem operar com promoções, descontos e campanhas. O intuito é movimentar o mercado, aumentar o volume de vendas e gerar receita.

Como participar da Semana do Brasil?

Para participar, você não precisa se cadastrar, a ACEIS vai enviar o cartaz temático de participação e também vai fazer divulgações nas mídias sociais e no carro de som.

Você também pode fazer inscrição do seu negócio no site oficial da Semana do Brasil. Para o cadastro, é necessário informar dados básicos da loja, como o nome, CNPJ, endereço e segmento da empresa. O site faz divulgação pontual de todas as empresas participantes.

No site será necessário informar quais ações você está planejando para a sua empresa. Por exemplo: Um novo produto; Uma promoção; Uma campanha de descontos; Entre outros.

 

Dicas para preparar sua loja para a Semana do Brasil em 2023

Separamos algumas dicas que vão te ajudar a deixar a sua loja pronta para vender muito na Semana do Brasil em 2023. Veja:

Entenda a precificação de seus produtos

Em eventos como esse, criar promoções e descontos é uma das principais estratégias para gerar vendas e se destacar entre a concorrência. Para isso, é importante estudar muito bem as ofertas que podem ser atrativas para os clientes e saudáveis para o seu negócio.

Durante o planejamento das campanhas promocionais, tome cuidado com a precificação de produtos, já que, muitas vezes, oferecer grandes descontos para atrair consumidores pode acabar gerando prejuízos em seu faturamento.

É importante analisar com atenção cada produto e entender se, mesmo com preços promocionais, a venda deles irá trazer um lucro positivo.

Organize seu estoque

Durante eventos como a Semana do Brasil e Black Friday, você encontra oportunidades para fazer aquela limpeza no seu estoque parado. Portanto, aproveite este momento para separar aqueles produtos que estão parados há muito tempo e pense em formas de torná-los atrativos.

Criar promoções e combos, por exemplo, pode ajudar a movimentar esses itens que estão apenas ocupando espaço no seu armazenamento.

A organização do armazenamento também é importante para definir um esquema de entrega alinhado com a expectativa dos seus clientes. Essas eventualidades tendem a aumentar o volume de vendas e, com isso, o número de trocas e devoluções também pode crescer.

Prepare seus canais de atendimento

Um ponto muito importante para a experiência do cliente está no atendimento. Como o volume de vendas tende a crescer durante a Semana do Brasil, a sua taxa de contato irá acompanhar essa curva. Então, esteja preparado para lidar com esse aumento na demanda.

Aqui, é bem importante entender quais canais de atendimento podem funcionar melhor. Em épocas de alta procura, consumidores mais imediatistas tendem a valorizar contatos mais rápidos e objetivos, como ferramentas de chat e Whatsap, por exemplo.

O contato por e-mail, embora seja mais moroso, pode ser bastante certeiro. Contudo, é importante definir um prazo para respostas, assim evitamos transtornos com clientes que estão no aguardo de algum retorno.

Divulgue em suas redes sociais

Por último e não menos importante, vem a divulgação das suas promoções da Semana do Brasil. E as redes sociais são ótimos canais para potencializar o alcance das suas campanhas.

Se sua loja já tem integração com o Instagram , por exemplo, todo esse processo fica melhor e mais fácil. Isso porque as publicações feitas por esse sistema integrado permitem que seus consumidores acessem diretamente a página de compra ao clicar no link do post.

 

Exemplos de promoções para aplicar em sua loja

As promoções são o foco de iniciativas como a Semana do Brasil. Por isso, em um momento em que várias lojas apresentam suas melhores ofertas, é preciso trabalhar muito bem em suas estratégias de venda.

Portanto, vamos conhecer quatro tipos de ação para atrair os consumidores para a sua loja. Confira:

 

Descontos

Essa é uma palavra que, sem sombra de dúvidas, chama a atenção de qualquer consumidor, não é mesmo? Por isso, precisamos definir os descontos que irão fazer os olhos dos nossos clientes brilharem.

Nessa estratégia, é importante se atentar aos valores de cada produto e entender qual porcentagem de desconto vale a pena oferecer. A promoção deve ser interessante para o cliente, mas, acima de tudo, precisa ser rentável para o seu negócio.

Uma boa dica é aproveitar aqueles produtos com baixa movimentação e aplicar descontos mais agressivos (30, 40 ou 50%). Assim, você também tem a oportunidade de fazer uma limpeza no seu estoque de forma saudável e lucrativa.

Já para aqueles produtos mais populares, os descontos podem ser mais delicados. Como estamos falando de itens que já possuem alta procura com seu preço original, a redução no valor pode estar entre 10 e 20%.

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Cupons

Os cupons também são ótimas formas de atrair clientes e gerar vendas. O fato de o consumidor receber o voucher individualmente torna a experiência de compra mais interessante e pessoal. Portanto, essa é uma boa tática para aumentar sua taxa de conversão.

Outro ponto positivo dos cupons é que, com eles, você consegue limitar o uso por data, quantidade de itens, produtos específicos etc. Isso nos dá mais controle quanto às condições promocionais oferecidas, garantindo que não tenhamos prejuízos ao final do evento.

Kits e combos

Essa é uma estratégia que demanda um pouco mais de trabalho, mas que também pode ser lucrativa. Além disso, é mais uma oportunidade para movimentar produtos com baixa adesão.

Nesses casos, é importante entender quais produtos vendidos em conjunto seriam atrativos para o consumidor. Por exemplo, se você vende roupas, criar combinações de peças pode funcionar muito bem.

Além disso, é preciso aplicar um desconto que realmente convença o cliente de que levar o kit de produtos será mais vantajoso do que comprar itens separadamente. E lembre-se, o valor da compra precisa ser rentável para você.

Entrega grátis

O preço do envio, muitas vezes, pode ser um motivo para que o cliente desista de uma compra. Por isso, oferecer condições de entrega gratuita definitivamente irá aumentar suas chances de vendas concluídas.

Tudo certo sobre a Semana do Brasil?

Esperamos que essas dicas ajudem você a planejar suas ações para a Semana do Brasil e, principalmente, a lucrar muito com esse evento.

Aproveite essa oportunidade para ampliar suas vendas e a visibilidade do seu negócio.

Palavras-chave: SEMANA, INDEPENDÊNCIA, DOM-PEDRO, FERIADO, PONTE, LAZER, LOJA, ILHA, ILHA-SOLTEIRA