18 3742-2963

Em 30/07/2015 foi realizado reunião para discussão sobre Implantação de Tanques-Rede na Praia Marina

REUNIÃO PARA DISCUSSÃO SOBRE IMPLANTAÇÃO DE TANQUES-REDE

NA PRAIA MARINA

 

A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE ILHA SOLTEIRA/ACEIS realizou em sua sede própria no dia 30.07.2015, discussão sobre o Projeto de Lei 035/2015 que trata da destinação de área de terras do município destinado à implantação de tanques-rede para a produção, abate e comercialização de peixes.

O debate contou com a presença parcial do corpo de vereadores do município, diretoria da ACEIS, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, representantes do Conselho Municipal de Turismo, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e do Conselho Municipal da Cidade, professores da UNESP, imprensa falada e escrita de Ilha Solteira, AMAIS, Observatório Social de Ilha Solteira, produtores locais ligados à piscicultura, Associação Náutica de Ilha Solteira e grande público interessado em discutir de maneira geral o Projeto de Lei que disponibiliza por 25 anos uma área de terras com 7.219,11m2 às margens do Rio Paraná, localizada na Praia Marina.

A discussão envolveu os parâmetros legais de licitação, destinação e aprovação do Projeto de Lei, que pela sua natureza, dimensão e localização gerou grande polêmica e repercussão altamente negativa dentro da sociedade ilhense. O projeto contempla uma empresa interessada em investir em Ilha Solteira, com a Prefeitura Municipal de Ilha Solteira autorizando a instalação dos tanques-rede na Praia Marina e a cessão de imóveis (banheiros, residência de caseiro e barracão).

Informamos que a discussão centrou-se nos reflexos negativos de impactos e agressão ao meio-ambiente, à fomentação econômica do turismo e à qualidade do bem-estar social, uma vez que a área cedida localiza-se na Praia Marina, a qual não se encontra no mapeamento do Parque Aquícola de Ilha Solteira que a UNESP realizou em atendimento à solicitação do Ministério da Pesca para implantação de tanques-rede.

O conhecimento e aprendizado das questões mais amplas que envolvem a destinação desta área e seus impactos negativos foram pulverizados nesta reunião, abrangendo não só as questões técnicas como também a vivência pessoal e prática de pessoas que utilizam a praia artificial para o seu lazer e recreação e uma empresa instalada no Rio São José dos Dourados que explora esta atividade econômica.

Nesta reunião ficou patente a insatisfação geral do referido Projeto de Lei, não apenas no tocante ao momento da discussão, mas sim, a repercussão negativa que gerou para a população. Ficou unânime a contrariedade de todos perante a possibilidade de sua aprovação pelos vereadores.

Esperamos que prevaleça bom senso e maior avaliação do Projeto de Lei, que possivelmente será votado pela Câmara de Vereadores nesta 2ª.feira (03 de agosto), uma vez que o destino e futuro do turismo e qualidade de vida de Ilha Solteira está sendo colocado nas mãos de nossos vereadores.

A expectativa é enorme e esperamos que os votos no plenário da Câmara Municipal sejam objetos de interesse coletivo e de real importância para Ilha Solteira. Que a paz, a humildade, o entendimento e a sabedoria possam prevalecer no ambiente político das decisões dos nossos vereadores.

A Associação Comercial e Empresarial de Ilha Solteira esclarece que sempre pautou na luta pelos direitos de seus associados e pelos princípios de equidade e justiça dos anseios da população e do destino de Ilha Solteira, ressaltando que nunca exerceu, não exerce e nunca exercerá o papel de entrave para o desenvolvimento sócio-econômico do nosso município, não manifestando contrariedade aos projetos de investimentos que aportem em Ilha Solteira, porém somos de parecer que isto deva ocorrer dentro da legalidade, legitimidade e respaldo popular.

 

SAUDAÇÕES COMERCIAIS

DIRETORIA ELEITA BIÊNIO 2015/2017


<< Voltar


Acesso restritoConsultas

Código:

Senha:


Esqueci minha senha

Clique para ver a última edição

Informativo ACEIS Abril 2015





18 3742-2963

Rua Rio Tapajós, 185
Centro - Ilha Solteira/SP
CEP: 15385-000

Acompanhe a ACEIS

Ouvidoria ACEIS